IMPORTANTE NOTA SOBRE A ORGANIZAÇÃO PAROQUIAL
por Amauri Dias de Moura*
A PPM Paróquia Pai Misericordioso da Arquidiocese de Belo Horizonte, é uma paróquia nova - 16 anos de fundação - e busca neste período dentro de sua missão estabelecer vivência fr uma organização paroquial pautada no modelo "rede de comunidades".
Assim, faz-se importante uma nota de esclarecimento e aprendizados para fiéis paroquianos ou não, interessados, amigos e parceiros.
A PPM Paróquia Pai Misericordioso - Arquidiocese de Belo Horizonte é constituída atualmente por 11 comunidades e 01 nova, em constituição (na verdade, em re-fundação).
Mas o IMPORTANTE é que nenhuma delas é a MATRIZ!!!
A comunidade mais central no território é a São José Operário, no bairro Paulo VI.
Mas São José Operário NÃO É A MATRIZ, senão a Paróquia se chamaria São José Operário, certo? E na organização de nossa Arquidiocese em Foranias e Regiões Episcopais não há duas paróquias com o mesmo nome de padroeiro, no mesmo território/região.
O fato de ser a comunidade mais central geograficamente, onde já esteve a casa paroquial - hoje centro pastoral - e ainda hoje ser a comunidade que acolhe a secretaria paroquial, dá a ideia errada de ser São José Operário a matriz.
Grande engano.
Não temos matriz, a secretaria paroquial, tal qual a casa paroquial e o centro pastoral poderiam funcionar distribuídos nas demais comunidades da paróquia, sem prejuízo algum.
Só por questões de facilidade de acesso e centralidade, estão hoje secretaria e centro pastoral na referida comunidade.
Inclusive outras comunidades estão viabilizando construções que abrigarão outros centros pastorais.
Um erro chamar, se referir à comunidade/Igreja São José Operário de matriz!
É um desrespeito com as demais 11 comunidades irmãs, que tão antigas ou não, tão grandes ou não, tão cheias de atividades pastorais ou não como São José Operário, são também importantes espaços de vivência da fé cristã católica para seu povo, seus bairros de localização e muito tem de peculiar, especial e sempre algo a partilhar entre si.
Assim, temos a PPM Paróquia Pai Misericordioso - Arquidiocese de Belo Horizonte com suas 11 comunidades e um espaço de evangelização, além das futuras demandas por novas comunidades:
Setor 1
Comunidade Santa Luzia - bairros Conjunto Paulo VI e loteamento Montes Claros
Comunidade Nossa Senhora do Rosário - bairro Conjunto Paulo VI
Comunidade São Vicente de Paulo - bairro Ribeiro de Abreu (beira-linha)
Comunidade Menino Jesus (espaço de evangelização, em re-fundação) - bairro Conjunto Paulo VI (beira-linha)
Comunidade Mãe Rainha - loteamento Montes Claros
Comunidade São Judas Tadeu - bairro Paulo VI (parte alta)
Comunidade São José Operário -bairro Paulo VI
Setor 2
Comunidade Santo Antônio - bairro Belmont (beira-linha)
Comunidade Nossa Senhora das Graças - bairro Belmont
Comunidade Nossa Senhora Aparecida - bairro Acaiaca
Setor 3
Comunidade Nossa Senhora da Assunção - bairro Beija-Flor
Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística - bairro Capitão Eduardo
Os desafios missionários: atuar pastoralmente em todo loteamento Montes Claros, na região chamada Tiradentes, na beira-linha, logo após a Comunidade Menino Jesus - entre os bairro Conjunto Paulo VI/Paulo VI e Capitão Eduardo, no território do empreendimento Parque Real (prédios da EMCCAMP) no bairro Paulo VI e nos futuros prédio do "Minha Casa, Minha Vida" no território da Fazenda Capitão Eduardo.
População Estimada: 70 a 90 mil moradores.
----
*Amauri Dias de Moura é leigo engajados nas pastorais da PPM, atuante nas Comunidades Nossa Senhora do Rosário e Mãe Rainha. Animador da Pastoral Fé e Política paroquial. É Ministro da Palavra e Extraordinário da Comunhão. Auxilia em formações e na comunicação paroquial. Membro da CPT-MG, CEBI-MG e Mov. Mineiro de Fé e Política. É estudante do curso Teologia Diaconal da Escola Diaconal São Lourenço da Arquidiocese de Belo Horizonte (diaconato permanente). Graduando em Administração e Gestão de TI.