sexta-feira, 8 de maio de 2015

Curso de Liturgia sobre Espiritualidade e Músicas para o tempo comum

CAL promove formação em Espiritualidade Litúrgica e Música Ritual


A Comissão Arquidiocesana de Liturgia (CAL), que integra o Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral, organiza momentos de formação para este mês de maio. No próximo dia 16, será realizado o Encontro Arquidiocesano de Música Litúrgica, a partir do tema “Cantar o Tempo Comum (Ano B)”. O objetivo é contribuir para que os ministros da música litúrgica desenvolvam o seu serviço pastoral cada vez mais iluminados pelo Mistério Pascal de Jesus. Além dos aspectos técnicos, os ministros são convidados a refletir sobre o texto e as melodias que compõem os cantos rituais, favorecendo a condução de todo o Povo de Deus a esse Mistério.

Já a Formação Arquidiocesana de Espiritualidade Litúrgica, que será realizada no dia 17 de maio, é oportunidade para refletir sobre a espiritualidade do Tempo Comum. O encontro é destinado, principalmente, aos integrantes de equipes da Pastoral Litúrgica e aos catequistas, mas todos podem participar. 
 
Os cursos serão realizados no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175, bairro Funcionários). O Encontro Arquidiocesano de Música Litúrgica, no dia 16, será das 8h às 16h. A Formação Arquidiocesana de Espiritualidade Litúrgica, no dia 17, será das 8h às 12h.

As inscrições para os momentos de formação devem ser feitas via telefone ou e-mail. As vagas são limitas. Informações: liturgia@arquidiocesebh.org.br ou 3269-3164 (das 13h30 às 17h30).
- See more at: http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=10575#sthash.9xsM5efO.dpuf

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Vaticano divulga calendário e logotipo do Jubileu da Misericórdia

Veja isto, ou já tinha visto? Este Papa é dez.

Assunto: Vaticano divulga calendário e logotipo do Jubileu da Misericórdia


A programação e o logotipo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia foram apresentados nesta terça-feira (5) aos jornalistas, em coletiva na sala de imprensa da Santa Sé. Os detalhes foram expostos pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dom Rino Fisichella, responsável pela organização do evento.
De acordo com o arcebispo, a ideia do Jubileu nasceu em 29 de agosto do ano, quando Francisco lhe manifestou o desejo de convocá-lo. “Conseguimos manter um segredo pontifício”, declarou satisfeito, pois o anúncio “da surpresa” foi feito somente no dia 14 de março deste ano.

Dom Fisichella recordou que o Jubileu da Misericórdia “não é e não deseja ser o Grande Jubileu do Ano 2000. Qualquer comparação, portanto, não tem sentido, porque cada Ano Santo tem as suas peculiaridades e as próprias finalidades”.

O arcebispo explicou que o papa deseja que este Jubileu não seja vivido somente em Roma, mas também nas Igrejas locais. Pela primeira vez na história dos jubileus, é oferecida a possibilidade de abrir a Porta Santa – Porta da Misericórdia – nas próprias dioceses, particularmente na Catedral ou numa igreja especialmente significativa ou num Santuário nomeadamente importante para os peregrinos.


Logotipo
Dom Fisichella apresentou também o logotipo do Jubileu, que representa uma “suma teológica” da misericórdia e do lema que o acompanha. No lema, tirado de Lc 6,36, Misericordiosos como o Pai, propõe-se viver a misericórdia seguindo o exemplo do Pai, que pede para não julgar e não condenar, mas perdoar e dar amor e perdão sem medida (cf. Lc 6,37-38). O logotipo é obra do padre jesuíta M. I. Rupnik. A imagem mostra o Filho que carrega aos seus ombros o homem perdido.

“O desenho é feito de tal forma que realça o Bom Pastor que toca profundamente a carne do homem e o faz com tal amor capaz de lhe mudar a vida. Além disso, um detalhe não é esquecido: o Bom Pastor com extrema misericórdia carrega sobre si a humanidade, mas os seus olhos confundem-se com os do homem.”

Calendário
Dom Fisichella apresentou ainda o calendário das celebrações, que têm início oficialmente em 8 de dezembro deste ano. “Quisemos que o primeiro evento fosse dedicado a todos aqueles que trabalham na peregrinação, de 19 a 21 de janeiro de 2016.

No dia 3 de abril haverá uma celebração destinada a todas as pessoas que se revêm na espiritualidade da misericórdia (movimentos, associações, institutos religiosos). Todas as pessoas do voluntariado caritativo, por sua vez, serão convocadas no dia 4 de setembro. A esfera da espiritualidade mariana terá o seu dia em 9 de outubro, para celebrar a Mãe da Misericórdia.

Não faltam eventos dedicados especificamente aos adolescentes crismados: 24 de abril. E os jovens do mundo inteiro são convocados em Cracóvia para a Jornada Mundial da Juventude de 26 a 31 julho.

Outro evento será destinado aos diáconos que por vocação e ministério são chamados a presidir à caridade na vida da comunidade cristã. Para eles haverá o Jubileu a 29 de maio.
No 160º aniversário da Festa do Sagrado Coração de Jesus, a 3 de junho, celebrar-se-á o Jubileu dos Sacerdotes.

Em 25 de setembro será o Jubileu dos catequistas e das catequistas. Em 12 de junho, haverá o encontro dirigido a todos os doentes, às pessoas com deficiência e àqueles que com amor e dedicação cuidam deles.
Em 6 de novembro será celebrado o Jubileu dos presos – um evento inédito. Espera-se que não seja realizado somente nas prisões, mas está sendo estudada a possibilidade para que alguns prisioneiros possam ter a oportunidade de celebrar com o Papa Francisco, em São Pedro, o seu próprio Ano Santo.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

No dia do trabalhador, direitos em risco

JORNAL BRASIL DE FATO MG
Belo Horizonte, 01 a 07 de maio de 2015 | edição 85 brasildefato.com.br | facebook.com/brasildefatomg 


No dia do trabalhador, direitos em riscoPesquisa mostra que terceirizados ganham menos e se acidentam mais. No 1º de maio, trabalhadores vão pra rua contra PL 4330 (pág. 9)
Em Minas, organizações constroem 6º Encontro de Movimentos Sociais, que vai até dia 3 (pág. 6)
Integrante do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos Eliane Silva analisa cenário político (pág. 11)

Minas
Mobilizações pela educação
Escolas públicas e particulares mineiras param nos últimos dias. No Paraná, policiais ferem professores em protesto

Cultura
‘Malucos’ nas telas
Conhecidos como hippies, ‘malucos de estrada’ têm a vida retratada em série de filmes. Coletivo busca recursos para finalizar projeto

Variedades
20 anos de Malhação e a mesma história
Os cenários mudam, mas a novela insiste em enredos iguais

Brasil
Transgênicos sem identificação
Produtos geneticamente modificados não virão mais com rótulos

Esporte
Questão de Bom Senso
Calendário precisa ser equilibrado para garantir condições aos jogadores
Essas e outras matérias no link http://issuu.com/brasildefatomg/docs/edi____o_85_do_brasil_de_fato_mg - ou no PDF anexo.

Curta a fanpage do Brasil de Fato no Facebook e fique por dentro do que acontece em Minas Gerais: https://www.facebook.com/brasildefatomg.
Todas as edições do BF estão aqui: http://www.brasildefato.com.br/regional?tid_1%5B%5D=113.
Cáritas Brasileira e CNBB irão lançar campanha de ajuda ao Nepal29/04/2015 - Atualizado em 29/04/2015 16h47

Cáritas Brasileira e CNBB irão lançar campanha de ajuda ao Nepal
A Cáritas Brasileira e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão se articulando para o lançamento da campanha de arrecadação de recursos financeiros para as vítimas do terremoto de magnitude 7,9 ocorrido no último sábado, 25, e que atingiu o Nepal, a Índia e a China. Segundo a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), o desastre natural afetou mais de 8 milhões de pessoas, com mais de 5 mil mortos e 6 mil feridos.
Diante da tragédia, a Cáritas Internacional (CI) está trabalhando com a Cáritas Nepal para oferecer ajuda aos feridos e desabrigados. A partir de uma teleconferência realizada entre 14 entidades que prestam apoio às vítimas do terremoto no Nepal, foi produzido um relatório da situação do país e de sua população neste momento.
A Rede Caritas e entidades parceiras apontaram que casacos, lonas e tendas, água e alimentos estão entre as principais e imediatas necessidades expressas pela Cáritas Nepal.
No domingo, 26, o papa Francisco rezou uma Ave Maria pelas vítimas do terremoto, junto aos fiéis reunidos na praça São Pedro, no Vaticano. Na oração dominical do Angelus, ele dirigiu uma mensagem de alento aos atingidos. “Desejo confirmar a minha proximidade com as populações atingidas pelo forte terremoto no Nepal e que atingiu também os países vizinhos. Rezo pelas vítimas, pelos feridos e por todos os que sofrem devido a esta calamidade. Que tenham o apoio da solidariedade fraterna”, expressou Francisco.
Recursos humanos e financeiros:Neste momento, 33 agentes de várias Cáritas do mundo estão no Nepal e há um recurso de, aproximadamente, 2,5 milhões de euros para atender às necessidades imediatas dos sobreviventes.
A Caritas Nepal determinará sobre a necessidade de mais recursos humanos e será estabelecido mecanismo de apoio.

Para mais informações:
- Cáritas Brasileira: Localização: SGAN Quadra 601 Módulo F / Asa Norte - CEP: 70830-010 (Brasília-DF). +55 (61) 3521-0350
- Caritas Nepal: entre em contato com Lilian Chan:  lilianC@caritas.org.au ou telefone +61 410 009 200.

Dom João Justino celebra Missa em comunhão com pastorais sociais


Em comunhão com o Vicariato Episcopal para Ação Social e Politica da Arquidiocese de Belo Horizonte, e as pastorais do Menor, da Juventude e Carcerária, o bispo auxiliar dom João Justino de Medeiros Silva, celebra Missa pela não redução da Idade Penal.

Com o tema “Eu vim para que tenham vida em abundância” (João 10.10), a celebração será na próxima quarta-feira, dia 6, às 19h, na Paróquia São José, que fica na Rua Tupis, 164 - bairro Centro, em Belo Horizonte.

Inscrições abertas para o Fórum Social Arquidiocesano


O Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte convida para o Fórum Social Arquidiocesano - FSA, que apresenta o tema “Uma Igreja em saída e missionária”. 

O evento será realizado no dia 9 de maio, sábado, no salão de reuniões do Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. As inscrições são gratuitas.

O Fórum é um importante momento de formação e capacitação dos agentes das pastorais, projetos e grupos de ação social das diversas paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte. 
 
Para fazer sua inscrição clique aqui.
 
Informações:
Data: 09 de maio 
Horário: 14h às 17h
Local: salão de reuniões do Santuário de Adoração Perpétua - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175 – Funcionários)
Telefone:  (31) 3428-8046